PokeMMO Brasil Oficial: PokeMMO e Melhor q PokeTibia?

PokeMMO e Melhor q PokeTibia?

PokéMMO: O MMORPG de Pokémon para NÃO-Tibianos


Tem certas coisas que sempre nos perguntamos porque diabos nunca fizeram antes. Coisas que óbviamente fariam sucesso, que agradariam um público gigantesco que clama por elas, e que dariam muito dinheiro para seus produtores.
Mas mesmo assim, por algum motivo que só é sabido para os chefes de grandes empresas, essas coisas nunca são feitas. Talvez eles tenham seus motivos, ou talvez sejam apenas idiotas, que não compreendem o poder daquilo que tem em mãos.
É o caso de um MMO de Pokémon. Um mundo inteiro e compartilhado, repleto de jogadores e pokémons, com batalhas, evoluções, eventos, competições, etc.
Mas, porra, se nós já pensamos nisso desde nossa infância, PORQUE DIABOS os caras que GANHAM pra isso ainda não tiveram essa idéia?
Não sei. Mas outros já tiveram, e pelo menos um deles está dando certo.

A Nintendo talvez não acredite no potencial da franquia no mercado Online. Se for o caso, já deveria saber por agora o quão errada está. Todas as tentativas de se fazer um jogo online(e não oficial) de Pokémon tiveram sucesso, de um jeito ou de outro.
O fato é que o CONCEITO em si é tentador e faz sucesso.. mas a execução, a forma como tentam fazer isso acontecer.. Bem, nem sempre é das melhores.
Levemos em consideração, por exemplo, o finado POKÉTIBIA. Uma empreitada de brasileiros tibianos, o jogo foi um tremendo sucesso, contando com diversos servidores geralmente lotados, e inclusive um serviço de Premmium Accounts que fez muita gente gastar dinheiro por alguns benefícios.

Talvez o jogo mais feio de todos os tempos.

Mas.. Pokémon ? Tibia? A junção dos dois maiores responsáveis pela grande porcentagem de virgindade de toda uma geração? Bem, Tibia fazia sucesso. Pokémon também. Talvez fosse uma ideia promissora. E foi, por um bom tempo.
Mas então a Nintendo veio. E derrubou tudo.
É claro que viria. Os japoneses não deixariam com que um bando de  brasileiros fizessem dinheiro(e pelo jeito, foi bastante) com sua marca. E é claro que os criadores do Tibia também não deveriam ver isso com bons olhos.
No fim, o jogo acabou, deixando muita gente na saudade.
Mas quer saber?
Foda-se. O jogo era uma porcaria.
Pronto, falei. MISTURAR TIBIA E POKÉMON? QUEM TEVE ESSA IDÉIA DE GÊNIO ?
ERA UMA MERDA, E QUE BOM QUE ACABOU. QUE BOM QUE AQUELE LIXO MAL FEITO TEVE O FIM MERECIDO, CAINDO NO ESQUECIMENTO DE TODOS!!!

POKÉMACUMBA!!!

Existiram outros também, ao redor do mundo. Jogos que tentavam conciliar o conceito de um MMO de pokémon com a jogabilidade necessária para que isso ocorresse. E muitos fizeram um trabalho ao menos digno, se não perfeito. Muitos existem até hoje, em diversos formatos, alguns até web based.
Mas nenhum havia conseguido capturar o ESPÍRITO do jogo no GameBoy.
Até hoje.



PokéMMO é uma tentativa séria de atender a uma das maiores demandas do imaginário coletivo. Um jogo de Pokémon, que seja online, que seja bom, que seja aquilo que gostamos na série.
Desde o começo, você percebe que isso não foi feito por gente despreparada. Eles tem um plano, e pretendem seguí-lo até o final. Tudo a respeito de PokéMMO tem um ar de profissionalismo, algo que você esperaria de pessoas que ganham a vida com isso, mesmo o jogo ainda estando em fase ALFA.
A atenção aos detalhes é imensa. Descrições de objetos, falas de NPCs, comportamentos das criaturas, ataques, efeitos, itens, informações.. Tudo que o jogo oferece, está lá, e expandido.

Melhor jogo online de pokemon.

Mas isso não é por acaso. O próprio jogo é criado em cima da ROM da versão Fire Red de Pokémon(Que é necessária para jogá-lo, e eles insistem que você só deve fazê-lo se obtiver uma cópia legal da mesma, ou seja, se possuir a versão física do jogo em mãos também).
Então, praticamente cada maldito pixel do mapa existe, de um jeito ou de outro. Isso se mostra evidente na construção dos cenários, dos ginásios, das zonas, das rotas e das cidades.
Tudo está lá, do jeito que gostamos, com gráficos 2D aclamados por todos.
E fosse só isso, poderia muito bem ser só algum modo online de se jogar o jogo, e todo o mérito da equipe por trás dele seria perdido.. Mas não é. Percebe-se o trabalho eficaz dos envolvidos em transformar isso em algo que realmente seja um MMO de Pokémon.
O HUD é simples e efetivo, seguindo a mesma cartilha de design que o resto do jogo: Elementos 2D que combinam com a série aparecem na sua tela, para designar atalhos de itens, ou interagir com outros jogadores, com o cenário ou com seus próprios pokémons.
Tudo é intuitivo, como uma expansão daquilo que já conhecemos e adoramos, sem parecer invasivo ou deslocado.

É mais fácil pegar Pokémon do que cai dinheiro de ceu, na maioria dos casos.

Em PokéMMO, você segue a mesma campanha que seguiria no jogo Single Player. Os puzzles, os líderes de ginásio, os Pokémons, os npcs.. Tudo é, senão exatamente igual, semelhante o suficiente para que perceber as mudanças seja algo dificil. Você escolhe o seu nome, o do seu rival, nasce em Pallet, escolhe um dos três pokémons iniciais clássicos, fala com o Professor Carvalho, etc.. Do jeito que estamos acostumados.
Mas além disso, existem centenas de outros jogadores fazendo a mesma coisa que você. Bem, não exatamente a mesma coisa. Claro, conseguir todas as insignias e chegar até a liga dos 4 é o objetivo em comum, mas é apenas uma das muitas coisas a se fazer ingame.
A busca por pokémons raros, por itens e por segredos é constante. Os doidões perdem horas e horas procurando por aquele pokémon em especial, ou treinando um eevee da forma correta para que se torne o que ele deseja, ou tentando capturar um pokémon que venha carregando algum objeto raro, desafiando outros jogadores em batalhas, formando guildas, se aventurando pela safari zone, enfrentando desafios em torres, etc..
Há muito o que se fazer em PokéMMO, tanto quanto na versão para GameBoy, e muito mais além disso. Para quem gosta do gênero, é um prato cheio, e é de se admirar a fidelidade e a dedicação da equipe e dos jogadores.

Sim, você pode dar apelidos para seus monstros.

Em minhas jogatinas, vejo muita gente fazendo todo o tipo de loucura.
Já me deparei com um grupo de mais de vinte jogadores dentro de uma casinha qualquer em meio à uma reunião de guildas, assim como um outro bando de pessoas aleatórias simplesmente indo e voltando dentro de um puzzle que te “empurra” pra frente. Os caras estavam simplesmente indo até ele, sendo empurrados pra longe e voltando, e pareciam, como autistas, se divertir com isso. Talvez esse seja o público alvo do jogo ,mas devo admitir que eu memo fiz isso por alguns segundos, pra ver se entendia o porquê aquilo parecia tão divertido para eles.

kkkk.

E no fim, PokéMMO é um jogo onde você cria sua própria diversão. Sim, existem os ginásios, mas eles vão estar lá para sempre. As vezes é bom sair por aí fazendo merda.
E isso talvez explique o grupo de jogadores – com mais de 100 representantes – que eu observei no jogo, formando o CULTO AO MAGICKARP. É sério. Eles se reúnem ao redor de um lago e começam a profetizar sobre o pokémon aquático, e a cada frase dita pelo “profeta”, todos eles cantam “SPLASH” como um amém.
A comunidade é completamente insana, embora a maior parte dela seja formada por pessoas que insistem em fazer as perguntas mais óbvias, aquelas que seriam respondidas por qualquer gamefaqs ou google da vida. “Onde pego o Eevee?”, “Onde consigo o item X?” e etc.
A presença de GMs também é algo constante. Você pode não os ver pessoalmente, mas ele sempre estarão nos chats globais, informando os jogadores de coisas importantes. Assim como também é comum ver gente simplesmente dando pokémons, além dos muitos que querem trocar criaturas e itens.
Mas nada disso importaria se não foses, no fim, um jogo simplesmente tão bom. Mesmo ainda em fase ALFA, mesmo com alguns NPcs ainda sem diálogo, mesmo sem alguns efeitos e com coisas incompletas, está claro que PokéMMO tem tudo pra ser um sucesso maior que qualquer um de seus “rivais”. Pra falar a verdade, nenhum dos que experimentei sequer se compara com essa versão inacabada de PokéMMO.
E o melhor de tudo: O jogo não está abandonado. Atualizações são praticamente semanais, bugs são corrigidos, pokémons adicionados.. A princípio, apenas os primeiro 150(e suas pré-evoluções) e o primeiro mundo estã odisponíveis, mas é sabido que o plano é oferecer mais que eles. Num evento pré-halloween, por exemplo, foram adicionados alguns pokémons novos com essa temática em lugares específicos do cenário.
Recentemente foi adicionado um sistema de doações, onde por doar uma quantia em dinheiro, você ganha alguns benefícios mínimos. É uma medida polêmica até mesmo dentro da comunidade. De um lado, ficam os que(como eu), acreditam que é correto oferecer a possibilidade de que jogadores ajudem com os custos de manutenção do servidor e do jogo. Do outro, ficam os que acreditam que isso pode criar um “Pay to Win”, onde aqueles que colocam dinheiro real acabam ficando com vantagens sobre o resto do criaredo.
A única certeza é a de que a Nintendo não vai gostar nada disso, e que o fato de gerar dinheiro pode trazer problemas para o jogo. Mesmo com as defesas de que a programação é inteiramente feita por eles para emular o jogo oficial, no fundo ainda é uma cópia de uma coisa já existente.
http://creative.petalburgwoods.com/images/tcgrenders/espeon.png